3 dicas para montar um arranjo de flores

arranjo-de-flores-crysmax

Incluir e montar um arranjo de flores na decoração de ambientes é uma ótima maneira de trazer mais vida e alegria para sua casa.

Além disso, ver um belo arranjo floral na decoração de casa ajuda a aliviar a cabeça da correria do dia a dia e a recarregar as baterias para enfrentar o cansaço diário dos afazeres domésticos.

Montar um arranjo de flores, ao invés de comprar um pronto, te dá oportunidade de colocar um toque pessoal na decoração da sua casa, com um item exclusivo, feito por você.

arranjo-de-flores2-crysmax

No entanto, um arranjo pode ter um efeito desastroso na decoração se alguns pontos não forem observados!  Por isso, preparamos algumas dicas para você não errar ao montar arranjos de flores para a sua casa. Confira.

Arte Floral

Um arranjo de flores impactante é aquele que é harmonioso na sua composição e na relação que estabelece com a decoração do ambiente. Conseguir esse equilíbrio não é apenas uma questão de bom gosto.

Você sabia que existe técnica para fazer arranjos de flores?

Fora do Brasil existe até uma certificação específica sobre o tema (Certificado Europeu de Design Floral) e, aqui, nós temos a Escola Internacional de Arte Floral e a Academia Brasileira de Artistas Florais, além da Escola Técnica de Arte Floral e outras iniciativas com cursos online.

Conheça as 3 principais dicas dos floristas e artistas do paisagismo para montar um arranjo de flores como um profissional:

1. Harmonização do arranjo de flores

A harmonia das cores é fundamental para criar um arranjo de flores maravilhoso, e o círculo cromático é a melhor maneira para você entender como combinar as cores das flores.

circulo-cromatico-crysmax

Existem alguns esquemas de combinação de cores que são infalíveis para montar um arranjo de flores:

  • Esquema Monocromático: uma única cor, com variação de tonalidades. Essa harmonização tem um efeito tranquilo. Exemplo: azul, azul claro, azul turquesa e azul marinho;
  • Esquema Análogo: cores que são “vizinhas” no círculo de cores. São como uma escala colorida;
  • Esquema Complementar: cores que são opostas no círculo cromático. É o contraste. O efeito dessa harmonização é vibrante. As cores devem ter a mesma intensidade: claro com claro, escuro com escuro.

2.     Seleção do vaso mais adequando para montar um arranjo de flores

O apoio do arranjo de flores influencia diretamente no resultado final e deve ser escolhido com muita atenção.

Há muitas opções de vaso para arranjos de flores, dependo do estilo da decoração. Alguns objetos são bem adaptáveis a essa função, por exemplo: panelas e baldes de ferro, potes, latas, cestos, tinas, conchas grandes, carriolas, gaiolas, xícaras, jarros e até galochas.

arranjo-de-flores3-crysmax

Os vasos podem ser, também, de vários formatos e tamanhos, como oval, cúbico, cilíndrico, e, ainda, feitos de diversos tipos de materiais: bronze, prata, vidro, cristal, espelho, porcelana, cerâmica, cerâmica esmaltada (vaso vietnamita), madeira (cachepô), cortiça, fibras naturais, vime, cimento e até pedra.

O importante é pensar no equilíbrio entre o material do recipiente e o estilo do arranjo de flores. Eles combinam? E a decoração que vai receber esse vaso? Há harmonia entre eles?

De forma geral, é melhor usar os vasos assim:

  • Vasos altos acinturados ou bojudos: flores com caule longo;
  • Vasos baixos e largos: flores volumosas com caule curto;
  • Vasos com alça, bico tipo bule, ou com tampa: flores solitárias.

O recipiente também deve ser pensado considerando a harmonização de cores do arranjo de flores (disco cromático) –  essa ferramenta gratuita pode te ajudar nisso.

3.     Detalhes de sucesso

O arranjo de flores pode ficar ainda mais interessante se for montado com peças permanentes, assim, você não precisa se limitar pelas características de cultivo e cuidado que diferentes tipos de flores exigem.

No site da Crysmax você encontra diversos tipos peças e plantas artificiais para montar o seu arranjo de flores, e para escolhê-las, é importante lembrar:

  • O maior destaque do arranjo deve ser a flor e não o vaso;
  • Gramíneas, musgo e folhagens dão um toque natural a qualquer arranjo de flores;
  • Cipó, ervas, corda e cascalho dão um toque rústico aos arranjos;
  • Combinação de flores do mesmo tipo com cores diferentes é uma boa opção;
  • Flores de tipos diferentes, mas com a mesma cor, funcionam muito bem, também.

A proporção do arranjo de flores também deve ser pensada, porque é preciso haver equilíbrio entre o tamanho delas e o do vaso.

Que saber mais sobre arranjos de flores permanentes? Leia os outros posts do nosso blog e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *