Arranjo floral criativo: 3 ideias inusitadas

Arranjo floral

O décor é um poderoso recurso para renovação dos espaços, desde que seja feito com criatividade – e ter um arranjo floral na decoração de interiores é uma das melhores formas de trazer mais vida para os ambientes.

No entanto, é preciso ter cautela ao montá-lo, de forma que ele não torne o visual cansativo, monótono e entediante. Há diversas maneiras para compor um arranjo floral, e nós separamos três ideias inusitadas para você decorar a sua casa com muito estilo e personalidade. Acompanhe.

1. Arranjo floral com utensílios domésticos

Os utensílios domésticos facilitam a vida no lar, e, além disso, eles têm sido cada vez mais utilizados como itens decorativos em casa.

Uma das aplicações muito bem sucedidas dessas peças é usá-las no lugar de recipiente para arranjo floral. É possível inovar e criar um arranjo exclusivo e cheio de personalidade substituindo os vasos tradicionais por objetos do cotidiano, como escorredor de macarrão, panela, bule, xícara, garrafa,  jarro, copo e ralador.

A aparência do arranjo pode ficar bastante profissional, com um resultado final incrível, especialmente se o recipiente for preparado cuidadosamente antes da montagem.

Pequenas imperfeições no aspecto de cada item, como amassadinhos, arranhados e manchas, causadas pelo desgaste do uso diário, podem ter um efeito interessante se a decoração tiver um estilo mais rústico.

Se não for esse o caso, os pequenos defeitos podem ser amenizados e, até mesmo, totalmente disfarçados com alguns cuidados, como ariar, pintar ou encapar a peça, usando tecido ou adesivo.

2. Elementos naturais como vaso do arranjo floral

Pode ser que o local onde a decoração vá ficar não permita os cuidados frequentes que a flor natural exige, como a rega e a exposição à luz solar, por exemplo. Por isso, as flores permanentes são excelentes alternativas, já que as opções de cores são variadas, independentemente da época do ano.

Como nem sempre os arranjos são montados com flores e plantas naturais, uma opção interessante para fazer um contraste é usar elementos naturais como recipiente, no lugar do vaso comum.

Apesar da aparência muito realista das flores permanentes, usar itens da natureza, como troncos ocos ou recortados, pedras esculpidas, conchas envernizadas e vasos tradicionais encapados com corda, juta e tecidos naturais, como algodão cru, é uma opção criativa para dar um ar mais vivo à decoração.

3. Arranjo de flor a partir de material reciclado

Há muitas razões para incluir flores na decoração, mas, algumas vezes, os arranjos florais surgem apenas para dar uso a outros objetos em casa.

Sabe aquele item que tem valor sentimental e, mesmo não tendo mais sua utilidade, não dá pra jogar fora? Aqueles objetos que ficam separados em um cantinho, até que a gente encontre o que fazer com eles? Pensar em compor um arranjo floral é uma ótima alternativa.

Caixas, potes e latas são excelentes exemplos de decoração com o recurso de reciclagem e reaproveitamento de materiais. Gaiolas, lâmpadas, castiçais, carriolas e até chapéus também podem render um lindo arranjo floral.

O ar de “improviso” dá certa irreverência para a decoração, mas é bom cuidar para não cair no desleixo. Arranjos inusitados como esses exigem um bom equilíbrio na ornamentação das flores e plantas para que o visual fique harmonioso. Especificamente para esses recipientes, as flores artificiais são bastante recomendadas, já que, geralmente, esse tipo de “vaso” é feito com materiais que não podem ficar úmidos por dentro, na base do arranjo, onde ficaria a terra natural.

Seja na área interna ou na área externa na casa, o arranjo floral está sempre presente em uma decoração caprichada, e variar na sua composição, de forma inovadora, com visual inusitado, é uma forma de expressar a criatividade e repaginar os ambientes sem gastar muito.

Gostou dessas ideias inusitadas para arranjo floral? Leia outros artigos no nosso blog e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *