8 itens de decoração para sala que transformam o ambiente

itens-de-decoracao-crysmax

Itens de decoração são elementos que materializam a personalidade do dono da casa e que representam o estilo dos moradores. A sala é o centro da casa, local onde a família se reúne um dos cômodos por onde praticamente todos circulam lugar onde as visitas se acomodam. Alguns itens de decoração são indispensáveis para tonar a sala um ambiente funcional e agradável.

Confira essa lista com 8 itens de decoração que podem tornar a sua sala muito mais charmosa e aconchegante:

Itens de decoração para vestir a sala

O décor para “vestir” o ambiente, tem a função de preencher espaços na decoração de interiores, dando uma sensação de completude.  Essa sensação é a responsável pelo bem estar que sentimos em um ambiente aconchegante.

1) Almofadas

As almofadas são objetos decorativos extremamente funcionais. Podem ser usadas como itens de conforto, como apoio para sentar ou deitar, ou simplesmente para decorar a sala.

Itens de decoração versáteis, as almofadas podem ganhar diferentes texturas, cores e estampas, com uma simples troca de capa.

2) Tapetes

O tapete é um item de decoração que aquece o ambiente, oferece conforto para os pés e amplia as possiblidade de uso da sala, possibilitando que as pessoas possam sentar ou deitar no chão.

Há diversas maneiras de usar tapetes na decoração da sala: o tapete pode ser colocado no centro do cômodo ou pode ser usado como apoio para dar destaque a algum móvel ou objeto de decoração. Esse item de decoração também pode ser usado para delimitar espaços, como a entrada e a saída do ambiente.

3) Cortinas

As cortinas são muito utilizadas para cobrir as janelas, seja para evitar a entrada de ar e luz ou, apenas, por uma questão de privacidade.

No entanto, a cortina pode torna-se um item de decoração muito mais interessante em outras versões, como a cortina para batente e a cortina de porta.

É possível decorar a sala de forma criativa com cortinas feitas com materiais diferentes, além do tecido, que é o mais comum. Cortinas de corda, miçangas e conchas são algumas opções.

Itens de decoração para a parede da sala

As paredes podem completar a decoração da sala ou podem ser o próprio destaque do decór. É importante incluir esse espaço do ambiente no projeto de decoração.

4) Quadros

Há várias maneiras de usar esses itens de decoração na sala: sozinhos ou em composição com outros quadros na mesma parede, e até fazendo uma decoração coordenada com mais de uma parede do ambiente.

A decoração com quadros pode brincar com as cores, tipos e formatos de molduras, de forma harmoniosa com o mobiliário e os outros elementos decorativos da sala.

5) Fotografias

As fotos são itens de decoração especiais. Elas têm o poder de reavivar sentimentos e despertar sensações. Lembrar-se de um momento importante, relembrar lugares e pessoas são situações que tendem a trazer bem estar.

As fotografias podem ser expostas na decoração com o auxílio de porta-retratos, que por si só já são itens decorativos. Também podem ser exibidas nas paredes, em quadros e painéis.

Uma maneira criativa de incluir fotos na decoração da sala é sob o tampo de vidro de mesas e aparadores.

Itens de decoração para os móveis da sala

Algumas vezes, as superfícies do mobiliário, como mesas, estantes, aparadores, balcões e prateleiras pedem algum complemento. Os itens de decoração são um bom recurso para isso.

6) Estatuetas e esculturas

Alguns itens decorativos têm exclusivamente a finalidade de colocar graça no ambiente, sem nenhuma funcionalidade prática.

As estatuetas e esculturas cumprem esse papel, de dar um toque de lembrança afetiva na decoração.  Esses itens de decoração geralmente são trazidos de algum lugar que foi visitado ou são presentes recebidos pelo proprietário ou morador do imóvel.

7) Abajur

Abajur, luminária de chão e lustres são itens de decoração muito úteis para realçar a iluminação da sala.

São objetos decorativos que podem ter destaque no decór, com variação de formatos, cores e tamanhos.  Outros itens de decoração podem completar o conjunto, como candelabros, castiçais e até mesmo lampiões.

8) Vasos e arranjos de flores

Os vasos podem ser utilizados como objetos de decoração desvinculados do seu uso principal, que é acomodar flores e plantas.  Também podem ser utilizados para acondicionar arranjos de flores e buquês.

Os vasos e arranjos de flores são um dos itens de decoração mais versáteis para a sala, pois podem ser renovados com alguma frequência e, eventualmente, deslocados para outros ambientes. Afinal, flores caem bem em qualquer lugar e dão vida aos ambientes.

Qual é o item de decoração que não pode faltar na sala da sua casa? Conte pra gente nos comentários. Veja outros posts sobre itens de decoração para deixar a sua casa linda no nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *