Como calcular o preço de venda dos produtos da sua loja de decoração?

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Saber como calcular o preço de venda dos produtos é uma atividade base para o sucesso de qualquer negócio. Definir esse valor vai além de determinar uma porcentagem sobre o custo de cada item. Essa “conta” envolve informação, análise, estratégia e planejamento.

É comum o empresário se atrapalhar nesse passo importante da saúde financeira da empresa. Para não cair nessa “armadilha” de fazer uma conta simplificada e se enganar, leia esse post e descubra como você pode calcular o preço de venda dos produtos da sua loja de decoração.

Formação de Preços

Se você é empresário, não tem jeito. Os números e a sua intimidade com eles podem influenciar na longevidade do seu negócio. Para descomplicar essa tarefa, vamos começar explicando quais são os números importantes para a sua empresa.

De maneira geral, a Formação de Preços, que é o ato de calcular o preço de venda dos produtos, leva em conta algumas fórmulas financeiras que dizem respeito ao próprio negócio e diversas informações sobre o mercado: economia, concorrência e público consumidor.

Segundo o Sebrae, o  preço de venda ideal é aquele que cobre todos os custos e despesas da empresa, e ainda permite gerar lucro. O empresário deve saber como calcular o preço de venda dos produtos do seu estabelecimento de forma que ele seja competitivo no mercado, se possível, menor ou igual ao da concorrência. O preço também deve ser acessível ao público consumidor da empresa.

Conceitos para calcular o preço de venda dos produtos

Entenda quais são os custos que o empresário deve saber na ponta do lápis e os conceitos importantes envolvidos na formação de preços:

Custos Fixos – CF

São os gastos da empresa que não variam em função do volume de vendas, ou seja, os custos que a empresa tem para existir, vendendo ou não, como aluguel, internet, telefone, luz, água, folha de pagamento dos vendedores, seguro do imóvel comercial, honorários do contador etc.

Custos Variáveis de Venda – CVV

São os gastos do negócio que variam proporcionalmente ao volume vendido. Exemplos: Comissão de vendedores e impostos, como IPI, ICMS, IRPJ etc.

Custo de Aquisição da Mercadoria – CAM

Para calcular o Custo de Aquisição da Mercadoria (CAM), é preciso saber o Preço de Compra Unitário (PUC) do produto.

FÓMULA: CAM = PUC + Impostos + Frete

Taxa do Custo Fixo Médio – CF%

A relação entre o Custo Fixo Médio (CFM) e a Receita Bruta Média (RBM) da empresa, chamada de Taxa do Custo Fixo Médio, pode ser calculada assim:

FÓMULA: CF% = (CFM / RBM) x 100

A taxa do custo fixo médio em relação à receita bruta média será apurada em X%. Isso quer dizer que cada produto vendido deverá suportar X% dos custos fixos por meio de suas vendas.

Margem de lucro – ML

A Margem de Lucro é a meta de remuneração do capital investido pelo empresário, o quanto ele quer que sobre de dinheiro depois da venda e abatidos os custos de aquisição da mercadoria, fixos e variáveis, além de outras eventuais despesas da empresa.

Taxa de Marcação – TM

A Taxa de Marcação é o fator que define como calcular o preço de venda correto dos produtos.

taxa de marcacao

Preço de Venda – PV

Fórmula: PV = CAM x TM

Um bom controle do orçamento e dos processos de compra, bem como a organização dos dados financeiros da loja de decoração, é fundamental para que o empresário possa calcular o preço de venda dos produtos adequadamente.

Informe-se sobre o regime tributário adotado na sua loja de decoração e peça ajuda do seu contador para calcular as alíquotas dos impostos e as contribuições obrigatórias da sua loja de decoração.

Essa  planilha para formação do preço, lucro ou prejuízo do seu negócio do SEBRAE, pode te ajudar bastante nesse processo.

A formação de preço deve ser atualizada sempre que houver alteração nos valores que a influenciam, como preço de compra do produto, impostos e outros custos. Não é simples fazer esse cálculo na primeira vez, mas é estritamente necessário. Arregace as mangas e mãos à obra, afinal, ter prejuízo está fora de questão, certo?

Gostou dessas dicas sobre como calcular o preço de venda dos produtos da sua loja de decoração? Veja outros posts sobre marketing e gestão de negócios para empresários de decoração no nosso blog e até a próxima.

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