Como utilizar folhagem artificial em 4 passos

folhagem artificial

Decorar com folhagem artificial é uma alternativa para quem não dispõe de áreas abertas em casa, como quintal e varanda, ou simplesmente para quem não tem muito tempo para o cultivo e os cuidados que as espécies naturais exigem, mas quer ter a casa bonita, decorada com praticidade.

As folhagens são recursos interessantes na decoração de áreas internas e externas, em casa e também em ambientes corporativos.

Veja como utilizar folhagem artificial em quatro passos e deixe sua casa bem decorada.

1. Escolha a melhor folhagem artificial

Para além da samambaia há diversas opções de plantas para a decoração de interiores. As principais folhagens utilizadas em casa são:

  • Palmeira Camedórea;
  • Pata de Elefante;
  • Costela de Adão;
  • Palmeira Leque;
  • Palmeira Yucca;
  • Palmeira Ráfia;
  • Bambu Mossô;
  • Pau D´água;
  • Zamioculca;
  • Sanquésia;
  • Ciclanto;
  • Licuala;
  • Papiro;
  • Areca;
  • Jiboia;
  • Fícus.

A tonalidade do verde e o tamanho das folhagens variam, mas de forma geral, as folhas destas espécies são longas e estreitas.

Para garantir a durabilidade da decoração, preste atenção na qualidade das plantas, que podem ser de diferentes materiais, como tecido, silicone, papel, cera, entre outros. É importante que as folhagens tenham aspecto realista, reproduzindo as características naturais das plantas.

2. Escolha o recipiente e os acessórios corretos

A decoração com plantas permanentes pode mudar bastante o visual do ambiente, dependendo da escolha do recipiente.

As folhagens são uma opção mais sóbria e discreta na decoração de interiores, por isso os vasos, cachepots, suportes, garden seats e outros aparadores ganham destaque e devem ser escolhidos cuidadosamente para harmonizar com o restante do décor.

Geralmente, as plantas com folhagens ficam melhor em vasos baixos e largos.

Algumas espécies, como as Palmeiras, ficam melhores em vasos no chão e outras, como a Jiboia, ganham um bom destaque em arranjos suspensos.

3. Prepare o ambiente para as folhagens

As folhagens ficam especialmente charmosas nos cantos dos cômodos, mas, dependendo da espécie também podem ser utilizadas em arranjos suspensos, como vasos pendentes e suportes fixados nas paredes, além de jardineiras nos beirais de janelas e sacadas.

Corredores largos e laterais externas de portas de entrada também são bons lugares para decoração com folhagens.

Nos casos de arranjos suspensos, é essencial cuidar do acabamento da instalação, como ganchos e cordas, para não prejudicar a aparência do ambiente.

Ao escolher o local das folhagens, certifique-se de que elas não irão atrapalhar a circulação no local, nem dificultar o uso adequado do espaço.

Recintos com correnteza de ar não são boas escolhas, pois as folhas grandes podem pender balançando, fazendo o arranjo cair.

Áreas muito próximas às janelas podem ser utilizadas, mas lembre-se de que, assim como qualquer móvel e objeto decorativo, as folhagens artificiais podem acumular pó. Se ainda assim, este for o seu local de escolha, dê um pouco mais de atenção aos cuidados de manutenção e limpeza das folhas.

4. Monte o seu arranjo

O arranjo de folhagens artificiais pode ser montado com um tipo só de planta, ou mesclando diferentes espécies para criar um aspecto interessante. Variações de tamanho e tonalidade de plantas produzem decorações muito bonitas.

Quanto mais volumoso for o arranjo, com mais folhas, melhor será o efeito visual na decoração.

Analise se o ambiente precisa de um arranjo em vaso único ou se há espaço e o lugar ficaria melhor decorado com conjuntos de vasos. Se for este o caso, capriche na variação dos recipientes, cuidando para manter a harmonia entre todos os elementos decorativos do ambiente.

Aproveite as vantagens de decorar com plantas permanentes para explorar diferentes combinações e expressar toda a sua criatividade.

As folhagens artificiais são práticas e econômicas, permitindo que você crie uma decoração de bom gosto na sua casa, sem gastar muito tempo no dia a dia, nem dinheiro.

E então, as folhagens artificiais já fazem parte da decoração do seu lar? Quer saber como colocar ainda mais charme na sua casa? Continue acompanhando nosso blog e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *