Como fidelizar clientes de loja de decoração?

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Fidelizar clientes  é o segredo das Lojas de Decoração prósperas. As empresas estão sempre focadas em conseguir novos consumidores, no entanto, conquistar um novo cliente é mais caro do que manter um atual.

O desafio é ainda maior para as empresas varejistas, que vendem direto para o consumidor final em situações de compra ocasional – muitas vezes, única.

Especialmente em tempos de crise, é preciso focar na fidelização de clientes para manter o negócio vivo. Por isso, no post de hoje, preparamos 4 dicas para você fidelizar clientes na sua loja de decoração. Acompanhe.

1) Treine sua equipe para fidelizar clientes

Antecipar-se às necessidades do cliente e oferecer um atendimento especializado e prestativo são fatores essenciais na construção de uma boa reputação para qualquer empresa – o mínimo que um negócio precisa ter para fidelizar clientes. Mais do que isso, reputação é a base das recomendações no marketing boca a boca.

Certifique-se de que a satisfação do público faça parte dos valores da sua empresa e invista no treinamento da equipe da loja de decoração para fidelizar cientes.

2) Ofereça uma experiência de compra inesquecível

Entrar em uma loja e não encontrar o que está procurando é uma experiência negativa.  Ainda que o consumidor leve outro produto, a experiência de compra fica prejudicada.

Por isso, ter um mix de produtos variado é muito importante para proporcionar um momento positivo para o consumidor, pois minimiza o risco de o cliente não encontrar o que procura. Além disso, oferecer o que ele espera na loja de decoração favorece para que compre o que estava procurando e ainda leve itens complementares, que o cliente nem sabia que precisava. Isso torna a fidelização mais fácil.

Outro aspecto importante na experiência de compra do consumidor é o tipo de abordagem do atendimento e da venda. Oferecer consultoria na composição de arranjos, com sugestões e ideias para decoração de ambientes, no ato da compra, por exemplo, pode funciona como a “cereja do bolo” para tornar a experiência de compra inesquecível e fidelizar cliente.

3) Enriqueça seu pós-venda para fidelização de clientes

Alguns dados cadastrais do cliente são essenciais para a loja de decoração poder fazer um bom pós-venda:

  • Nome completo;
  • Data de Nascimento;
  • Número de telefone com DDD;
  • E-mail;
  • Links do perfil nas redes sociais;
  • Profissão;
  • Estado Civil;
  • Tem Filhos? Idade;
  • Tem animal de estimação? Raça.
  • Data da última compra;
  • Produto adquirido;
  • Valor da última compra;
  • Forma de pagamento utilizada.

Além de facilitar as ações de encantamento, os dados cadastrais norteiam a equipe para um pós-venda de sucesso, que vai fidelizar clientes.  Entrar em contato com o consumidor para saber se ele ficou satisfeito com o produto, ou se precisa de orientação em relação ao uso, instruções de montagem e manutenção, por exemplo, é um grande passo para conquistar a preferência dele pela sua loja de decoração.

4) Encante o cliente para que ele volte

O encantamento do consumidor é um processo que extrapola o bom atendimento – aspecto muito importante a se considerar para fidelizar clientes, uma vez que, no setor de decoração os produtos tendem a ser considerados supérfluos, com ocasião quase única de compra.

Contudo, é possível tornar a sua loja de decoração a preferida do consumidor. Invista em um relacionamento pós-venda para fidelizar clientes: faça contatos, conforme o perfil de cada um, envie uma oferta especial na data de aniversário, mande um convite para que conheçam novos produtos na loja que sejam relacionados ou complementares já comprados e encaminhe promoções em datas comemorativas (Natal, Dia das Mães, Dias dos Pais) para estimular a venda de produtos.

Se você quer vender mais e melhor, inclua ações para fidelizar clientes no dia a dia da sua loja de decoração: isso é mais simples do que parece e mais importante do que você pensa.

Quer saber mais sobre como fidelizar clientes e o que ele espera da sua loja de decoração? Continue acompanhando nosso blog e até a próxima.

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