Impressione seus clientes com uma mesa posta matadora

mesa posta

A refeição fica muito mais gostosa com uma mesa posta matadora. Preciso disso na minha casa! É assim que o seu cliente deve pensar ao ver os produtos expostos na sua loja. Por isso, você deve usar o visual merchandising no seu estabelecimento.

O visual merchandising é uma ferramenta de marketing utilizada pelas empresas para cuidar da exposição e da apresentação dos produtos no ponto de venda, a fim de torná-los mais vendáveis. É um conjunto de técnicas para tornar a experiência de compra incrível e estimular o consumidor a adquirir os produtos.

Neste post você encontra algumas dicas para usar os recursos do visual merchandising e vender mais.

mesa posta com rosasExponha bem os produtos na mesa posta

Os sentidos são influenciadores do raciocínio, inclusive durante o processo de compra. Estimular o consumidor além das informações avaliadas racionalmente é uma das atribuições do visual merchandising.

Para ter motivação de compra, o consumidor precisa ver, ouvir, cheirar, experimentar e tocar para sentir.

A visão é o sentido que mais influência a compra, geralmente, é o primeiro sentido estimulado no ponto de venda. No entanto, é possível explorar os outros sentidos a favor da venda.

Veja a importância dos cinco sentidos na experiência de compra do consumidor:

  • Visão 83%
  • Audição11%
  • Olfato 3,5%
  • Tato 1,5%
  • Paladar 1,0%

Tire os seus produtos das gôndolas e prateleiras, retire-os da embalagem, mostre o que você quer vender.

Preferencialmente, estimule mais de um sentido com a decoração. Por que não colocar bolachinhas ou pequenos quadradinhos de bolo cortado disposto sobre a mesa posta, com um cartão ou plaquinha com dizeres simpáticos, como “Quer provar? Sirva-se!”?

Itens importantes para montar uma mesa posta de arrasar

Além dos itens básicos utilizados durante uma refeição, uma mesa posta de arrasar contém acessórios, quase mimos decorativos. Veja as peças que podem ser utilizadas para montagem de mesas postas maravilhosas:

  • Roupas de mesa: toalha de mesa, jogo americano e guardanapos de tecido;
  • Sousplat, pratos rasos, fundos e de sobremesa;
  • Conjuntos de xícaras de chá e café com pires;
  • Taças de vinho, água e champanhe;
  • Arranjos de centro de mesa;
  • Pequenos arranjo de flores;
  • Guardanapos de tecido;
  • Copos de suco e drinks;
  • Travessas e cumbucas;
  • Pimenteiro e saleiro;
  • Porta guardanapos;
  • Tábua de queijos;
  • Talheres de inox.

mesa posta com arranjo de flores

Reproduza ambientes

Uma pesquisa do SPC Brasil revela que quatro entre cada dez brasileiros compra por impulso.

Praticamente, toda casa tem uma mesa de refeições. Reproduzir um ambiente que é familiar ao consumidor, ativa memórias que causam emoções, que podem influenciar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão.

É mais fácil um consumidor comprar um arranjo de flores que ele viu exposto como centro de mesa, em uma impressionante mesa posta, do que comprar o vaso avulso que estava em uma prateleira e as flores permanentes que estavam na gôndola de outro corredor.

Simule o local de refeições com mesa e cadeiras, se possível até com uma luminária ou cortina “ao fundo”. Um ótimo local para montagem da mesa posta é na chamada “zona fria”, o fundo da loja. Justamente por ser um local com pouca visibilidade, a visão da mesa por entre os corredores vai atrair os consumidores para ver do que se trata aquela decoração.

Direcione o olhar do cliente

A luz direciona o olhar do cliente e valoriza o produto. Trabalhe uma iluminação direcional, com lâmpadas de cor quente, com foco sobre ou para a mesa.

Se possível, posicione os produtos que estão à venda e foram expostos na decoração em prateleira ou gôndolas bem próximas à mesa, ao alcance dos olhos, a uma altura entre 1,00m e 1,60m, conhecidas como “alturas de pega”.

Se você não tem uma loja física e vende seus produtos apenas pela loja virtual, utilize essas dicas, capriche na reprodução de ambientes e na simulação de momentos do cotidiano para montar a sua mesa posta e fotografar. Use as imagens amplas e fotografe também os detalhes, de vários ângulos.

Gostou dessas dicas para impressionar seus clientes com uma mesa posta matadora? E você, se lembra da mesa posta mais bonita que você já viu?

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