Como trazer mais vida com a decoração de ambientes?

decoracao-de-ambietes-crysmax

A decoração de ambientes influencia o bem-estar das pessoas, e as flores são uma ótima maneira de deixar a casa mais bonita, com mais vida. Além disso, decorar a casa com arranjos é uma forma de cuidar, também, da saúde psíquica dos moradores.

O estudo “Impacto emocional das flores”, realizado na Universidade de Nova Jersey, comprovou que incluir flores na decoração de ambientes tem efeito imediato e prolongado sobre a saúde emocional das pessoas: elas melhoram o humor, reduzem a ansiedade e aumentam o sentimento de satisfação com a vida.

No post de hoje, veja como usar flores e plantas na decoração de ambientes para trazer mais vida para sua casa e mais alegria para quem a divide com você.

Inove nas combinações

Os elementos relacionados à natureza dão vida a qualquer ambiente e podem ser facilmente integrados aos outros itens da decoração. Com uma infinidade de tamanhos, tipos, cores e texturas diferentes, é possível selecionar os itens certos para qualquer espaço da sua casa.

Para explorar todas as possibilidades na decoração de ambientes com os elementos naturais, considere:

  • Misturar flores, plantas e ervas;
  • Incluir galhos, folhagens e pedras nos arranjos;
  • Utilizar vasos e recipientes diferentes (material, tamanho, cor).

Escolha o tipo certo de flor ou planta

Para acertar na escolha do tipo de flor ou planta para a decoração do ambiente, veja quais são as características que podem valorizar cada espaço da sua casa:

  • Folhagens altas preenchem muito bem os cantos, dando graça a essas áreas comumente esquecidas nos projetos de decoração de ambientes. Algumas espécies desse tipo são a Ráfia, o Ciclanto, a Palmeira Leque, a Areca Bambu, o Pau D´Água e a Zamioculca.
  • Plantas ornamentais são uma opção neutra para decorar ambientes coloridos, sem causar excesso de estímulos visuais ou choque de estilos. Alguns tipos de plantas ornamentais têm características estéticas bem marcantes, como é o caso do Bonsai, do Cacto Macarrão, do Castelo de Fada, do Filodendro Cascata e da Rosa de Pedra, assim como outras Suculentas.
  • Flores coloridas podem servir como complemento ou contraste para a casa, causando um efeito visual interessante na decoração de ambientes. Algumas plantas com variações incríveis de cores são a Peônia, a Hortência, a Orquídea, a Rosa Colombiana, a Violeta Africana e a Petúnia.

Explore todas as possiblidades

A decoração de ambientes com flores e plantas naturais tem limitações que podem impedir que a casa fique exatamente com a “cara” que você queria.  Restrições de espaço no solo ou no vaso, assim como as condições de luz e umidade no local são fatores que vão determinar se você deve ou não escolher determinada espécie para decorar a sua casa.

Já, as plantas e flores permanentes proporcionam mais liberdade na decoração de ambientes, além de ser uma opção mais prática no dia a dia, já que dispensam preocupações e cuidados específicos como a rega, troca de terra e adubação, transferência de vaso, etc.

A tecnologia já chegou ao jardim, e o desenvolvimento de novos materiais permite, que, hoje em dia, tanto as flores quanto as plantas artificiais simulem de forma muito realista as características naturais, não deixando nada a desejar do ponto de vista estético. Portanto, esqueça aquela velha ideia da flor “de plástico”.

Inclua flores permanentes na decoração de ambientes

A decoração de ambientes com plantas e flores permanentes extrapola questões como a origem e a sazonalidade das espécies e as variações climáticas do local onde serão usadas. Você pode escolher as flores e plantas conforme o estilo da sua casa e o seu gosto.

A beleza desse tipo de material é duradoura, com a vantagem de não ter cheiro e não atrair insetos.  Além disso, não é preciso repor as flores permanentes com frequência para que a decoração da sua casa esteja sempre em dia.

É importante lembrar que a decoração é um recurso para tornar a permanência nos espaços agradável, e essa sensação pode ser criada a partir do momento em que você escolhe os itens e objetos de decoração que vão compor os ambientes.

E então, as flores permanentes já fazem parte da decoração da sua casa? Quer mais dicas como essas? Continue acompanhando nosso blog e até a próxima.

2 thoughts on “Como trazer mais vida com a decoração de ambientes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *