Por que investir no mix de produtos de decoração da sua loja?

mix de produtos de decoracao

Um bom mix de produtos de decoração é a melhor estratégia que a sua loja tem para vender mais.

Oferecer os itens que o cliente espera encontrar na loja de decoração é o mínimo para que o seu estabelecimento seja considerado uma opção entre todas as lojas que o consumidor pode escolher.

Já falamos aqui no blog sobre a importância do mix de produtos na fidelização de clientes, mas se você ainda tem dúvidas sobre investir no mix de produtos de decoração da sua loja, listamos mais alguns motivos no post de hoje. Confira.

Mix de produtos de decoração para satisfação do desejo de compra do cliente

Uma experiência positiva na loja depende de vários fatores, e satisfazer o desejo de compra do cliente está entre eles. Nesse sentido, um mix de produtos de decoração variado é a chave do sucesso.

Pesquisas comprovam que são necessárias 12 experiências positivas para reparar uma única negativa. Quando o consumidor encontra o item que estava procurando, ele fica satisfeito e essa memória o torna predisposto a procurar a loja novamente quando precisar de algo, e até mesmo indicá-la para amigos e familiares.

Quando o cliente não encontra exatamente o que estava procurando, mas consegue satisfazer a sua necessidade com um item similar ou substituto, ele pode ter uma memória de experiência de compra neutra. Nessa situação, com algum esforço de marketing e comunicação, você pode reconquistar o consumidor futuramente.

Agora, quando o cliente entra na loja com uma necessidade e sai com um problema, por não ter encontrado o que precisava, essa memória de uma experiência negativa dificilmente fará com ele retorne ao estabelecimento.

Mix de produtos de decoração para compras não planejadas

Algumas técnicas utilizadas no varejo, como a exposição de produtos próximos à fila do caixa, aumentam em até 15% o faturamento da loja. Isso quer dizer que compras não planejadas podem ser estimuladas.

Um mix de produtos de decoração diversificado pode incentivar a compra por impulso positiva, aquela que ocorre quando a pessoa gostaria de ter o item, mas não tinha ido à loja com essa intenção.

Para fazer o mix de produtos de decoração “rodar”, o lojista pode usar técnicas de cross merchandising, encorajando o consumidor a comprar produtos relacionados ao que ele já está levando.

Mix de produtos de decoração para garantir a possibilidade de escolha

No varejo, até commodities, como sal, açúcar e legumes, podem ganhar consumidores através do apelo visual de suas embalagens.

O que isso indica? Que as pessoas gostam de ter alternativas de consumo para exercer o seu direito de escolha e poder de decisão. Ou seja, é estratégico usar o mix de produtos de decoração para dar opção para os clientes, seja em tamanho, modelo ou cor.

No entanto, é importante não exagerar no sortimento para não dificultar o processo de compra e nem tornar muito complexas as ações de gerenciamento do mix de produtos, como controle de estoque, cadastro, etiquetagem e exposição das mercadorias.

Investir na variedade do mix de produtos de decoração é o caminho para aumentar o faturamento do seu negócio.  À medida que a loja de decoração consegue oferecer aquilo que o cliente quer e, além disso, desperta o seu desejo de compra por outros produtos, ela melhora a experiência de compra e aumenta o ticket médio de cada venda.

Gostou dessas dicas sobre a importância do mix de produtos de decoração? Veja outros posts sobre ações de marketing para a sua loja de decoração no nosso blog e até a próxima.

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