Samambaia artificial: beleza e praticidade

samambaia artificial

A samambaia artificial é uma boa alternativa para decorar a casa com folhagens.

Assim como na moda, as tendências no design de interiores vêm e vão, dando novos significados aos itens decorativos que algum dia já estiveram em alta. Este é o caso da samambaia.

Essa planta ornamental já foi sinônimo de adorno cafona, muitas vezes, associada à decoração antiga, coisa de casa de “vó”.  No entanto, hoje em dia, ela voltou com tudo no décor.

Vistosa, a samambaia ganhou novos ares, com um “Q” retrô, sem perder a majestade.

Aprenda a usar a samambaia artificial na sua casa e coloque mais graça nos ambientes. Vem ver:

Vantagens da samambaia artificial

As plantas artificiais são duráveis, resistentes e não exigem tempo nem reinvestimento financeiro para a sua manutenção cotidiana.

Praticidade

As samambaias permanentes precisam de menos dedicação no cotidiano do que as espécies naturais. Dispensam cuidados diários e esporádicos como hidratação, adubo e transplante de vaso.

Aparência

A samambaia artificial não adoece, não envelhece e não perde a beleza. Ela não atrai insetos e nem faz sujeira, pois não produz resíduos orgânicos como folhas secas.

Adaptação

O arranjo de samambaia artificial pode ser colocado em qualquer lugar, conforme servir melhor à decoração, sem exigências específicas de locais sem incidência de chuva, vento ou muito Sol.

Desvantagens da samambaia natural

Para manter as plantas bonitas e saudáveis, é necessário ter alguns cuidados no cultivo e na manutenção diária da vegetação.

Hidratação

As samambaias naturais gostam de solo bem úmido, mas não encharcado. Por isso, é recomendável borrifar água na planta algumas vezes ao dia ou manter um recipiente cheio de água embaixo do vaso, mas sem contato com a planta, apenas para evaporação. A terra muito molhada faz o “caule” (rizoma) apodrecer.

Iluminação e Temperatura

Na natureza, as samambaias se desenvolvem melhor sob o Sol fraco. Elas gostam de iluminação baixa e indireta, e não toleram o frio, nem muito vento. A temperatura ideal para cultivar a samambaia deve ser entre 15º e 21ºC.

Adubo e Transplante

É aconselhável adubar as samambaias após seis meses do seu plantio, pelo menos, uma vez por mês.

Conforme forem crescendo, as plantas podem precisar ser transferidas para um vaso maior.

Manutenção constante

Para cuidar da saúde da samambaia é preciso retirar rotineiramente as folhas e galhos secos ou doentes. Além disso, é importante verificar se a planta apresenta ácaros ou cochonilhas nas folhas.

Deve-se limpar a planta, sacudindo suas folhas ou retirando os insetos, como lagartas e pulgões, com as mãos. Para evitar essas pragas e para tratar a planta, recomenda-se o uso de soluções a base de calda de fumo ou aplicação de carvão em pó.

Tipos de samambaia

Existem diversas espécies de samambaia, identificadas, principalmente, pelas características das suas folhas.

  • De metro: sua folhagem que pode chegar a dois metros de comprimento;
  • Amazonas: planta pendente, grande e com folhas bem recortadas;
  • Americana: tem aspecto compacto, com touceiras volumosas;
  • Paulistinha: apresenta folhas com aparência mais rústica;
  • Renda portuguesa: tem a folhagem super delicada;
  • Renda francesa: contém folhagem delicada.

Decoração com samambaia artificial

A samambaia artificial é uma planta versátil, que permite vários estilos de decoração.

Elas ficam especialmente bem em arranjos do tipo:

Parede verde

Essa técnica de paisagismo é muito utilizada pela construção civil, em áreas externas, e vem ganhando cada vez mais espaço na Decoração e Design de Interiores, nas áreas internas, principalmente em salas e varandas. Ela usa, geralmente, várias unidades de planta da mesma espécie. O destaque é para o padrão.

Vasos suspensos

O clássico vaso pendurado no teto ou beiral. Fica bem na sala de estar, no escritório, na cozinha e até no banheiro, dependendo do tamanho do arranjo.

Floresta Urbana

Essa técnica paisagística tem o mesmo efeito da parede verde, de “preenchimento” de ambientes, porém ela explora a mistura de diferentes espécies e tamanhos de plantas. O destaque é para a variedade.

Vaso ou Cachepot

Samambaias artificiais têm um caimento perfeito para as bordas de vasos e cachepots dos mais diversos estilos. Recipientes com materiais rústicos, como vime e bambu combinam bastante com esse estilo de planta.

Quadro verde

Tem o mesmo propósito da parede verde, no entanto, por ser menor, também pode ser utilizado em quartos.

A decoração com flores e plantas sempre traz mais charme para a decoração. As plantas permanentes, especialmente a samambaia artificial, trazem um visual colorido, de frescor aos ambientes.

Aposte no arranjo certo para cada cômodo da casa e arrase na decoração!

Gostou dessas dicas sobre beleza e praticidade da decoração com samambaia artificial? Já experimentou incluir plantas permanentes na sua decoração? Veja outras ideias de decoração com plantas e flores no nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *